Devido a queda dos hormônios, há muitas mudanças no corpo das mulheres e uma delas é a pele. Veja abaixo como cuidar da pele na Menopausa e se preparar para essas mudanças.
A menopausa começa a se apresentar a partir dos 45 anos para as mulheres, sendo algumas antes desta idade e outras depois. Esse marco se caracteriza pelo encerramento do ciclo menstrual, quando os hormônios deixam de ser produzidos pelo ovário anunciando o fim da fertilidade.
Esse é o início de um novo ciclo para a mulher com muitas alterações em seu corpo como mudanças de humor, ondas de calor, perda de autoestima, secura vaginal. Mas saiba que conhecendo seu novo corpo e dando o carinho que ele merece, muitos desses sintomas poderão ser minimizados, pois hoje já existem diversas opções de tratamentos para todos os sintomas que a menopausa traz.
Autoestima e como cuidar da pele na menopausa
Nesta fase, a autoestima costuma ficar abalada devido ao aumento do enfraquecimento das unhas, quedas de cabelo e o ressecamento da pele, perdendo seu viço, aumentando sua flacidez e como resultado, as rugas começam a se destacar.
![](https://geracao50mais.com.br/wp-content/uploads/2023/02/Como-cuidar-da-pele-na-Menopausa1.jpg)
Esse ressecamento não afeta apenas a face, mas todo o corpo, podendo até mesmo causar fissuras que podem ser doloridas e nessas horas precisamos redobrar os cuidados com o nosso corpo ou começar, para aquelas que nunca tiveram este tipo de preocupação. Esse é o melhor momento para você se autoconhecer e cuidar ainda mais do seu corpo.
Mas saibam que as inovações no mercado de beleza contribuem para a desconstrução dos pré-conceitos em relação à menopausa. Dermocosméticos exclusivos para esta fase da vida que visam trazer hidratação, oferecendo maior equilíbrio cutâneo. Tratamentos em clínica que devolvem o viço e a beleza da pele.
Não podemos esquecer que acima de tudo, temos que valorizar suas histórias e suas belezas por trás dos cabelos brancos e ruguinhas. Lembre-se: cada marca de expressão, cada traço em seu rosto, é um parágrafo de histórias que vivenciou, conquistou e se realizou, então a ideia não é eliminar essas “marcas” e sim amenizá-las, tratando-as de acordo com sua vontade.
Aos poucos, os tecidos dérmicos vão perdendo a firmeza que sempre tiveram, devido a redução do colágeno e da elastina. Mesmo fazendo o uso de dermocosméticos e tratamentos em clínicas de estéticas, nenhum deles terá maiores efeitos se os cuidados do dia a dia não forem adotados e entre eles, destacamos alguns logo abaixo:
1. Aumente o consumo de água para cuidar da pele na menopausa
Devido as alterações hormonais, temos uma redução na produção de óleos, fazendo com que os sinais de desidratação da pele fiquem bem mais visíveis. Então tome sempre cerca de 2 litros de água por dia. Coloque seu celular para despertar de 2 em 2 horas pelo menos, para que você adquira este hábito saudável e essencial para seu corpo.
2. Faça uso de alguns produtos esfoliantes
Com o acúmulo de células mortas e as impurezas na superfície da pele, acaba resultando na oxigenação de seus tecidos, dificultando o processo de regeneração celular.
A dica é esfoliar a pele pelo menos umas 2 vezes na semana, retirando essas células e impurezas, deixando o caminho livre para a derme permanecer sempre macia e hidratada. Você ainda irá ganhar uma forcinha extra de nutrientes, escolhendo um bom esfoliante corporal.
![](https://geracao50mais.com.br/wp-content/uploads/2023/02/Como-cuidar-da-pele-na-Menopausa2.jpg)
3. Projeta “sempre” a sua pele do sol
Isso não é uma dica apenas para quem está na menopausa, mas para todo mundo sempre. Isso é essencial para a saúde da pele que sempre irá refletir na terceira idade. Na menopausa, a pele fica mais fina, então o uso de protetor solar deve ser redobrado e evitar a exposição solar nos períodos mais quentes.
Adote também um chapéu seja de praia, um boné de esportes, o que for para dar uma proteção extra para sua pele e de quebra, deixar seu look muito mais charmoso.
4. A dieta saudável é um grande aliado
Proteínas, fontes de antioxidantes e ácidos graxos não podem ficar de fora nesta fase na hora de cuidar da pele na menopausa.
Com a finalidade de cuidar da pele na menopausa, as proteínas irão ajudar a perda de músculos nesta fase, os antioxidantes irão proteger sua pele dos efeitos dos radicais livres que são produzidos pelo organismo e os ácidos graxos essenciais são gorduras são importantes para todas as células do nosso corpo e conta com diversas funções como o transporte de gorduras do fígado para todos os tecidos do seu corpo, a produção de energia, entre outros.
Adotar uma dieta por conta própria, restringindo alimentação para não engordar nesta fase é muito perigoso, podendo afetar tanto a beleza quanto a sua própria saúde. O correto é sempre consultar um profissional da área, como o nutricionista ou nutrólogo, para poder se alimentar de forma correta e suprir todas as deficiências de seu organismo.
5. Adote as loções firmadoras para cuidar da pele na menopausa
O mercado já oferece diversos produtos para esta finalidade: deixar sua pele hidratada e firme, principalmente para as áreas mais sensíveis.
Então, esses firmadores vão evitar que as áreas como colo, rosto e pescoço tenham as rugas evidenciadas.
6. Evite o cigarro
Já é sabido que o cigarro é um dos grandes inimigos da saúde e evita-lo já deve partir muito antes da chegada da menopausa, pois seus efeitos colaterais se acentuam ainda mais nesta nova fase.
O consumo do cigarro contribui para uma pele muito mais seca e aumenta exponencialmente o aumento de rugas.
7. Máscaras para o rosto
![](https://geracao50mais.com.br/wp-content/uploads/2023/02/Como-cuidar-da-pele-na-Menopausa3.jpg)
O mercado oferece desde as máscaras mais caras até as opções naturais que trazem grandes benefícios. Essa é mais uma opção para minimizar as rugas e hidratar ainda mais sua pele para cuidar da pele na menopausa.
Você ainda conta com suas gorduras, antioxidantes, além de aminoácidos que são os ideais para conseguirmos uma maior firmeza.
Algumas opções naturais para fazer sua máscara são: mistura de iogurte natural com morangos, aveia com azeita de oliva, mel com banana, aloe e vera e óleo de coco, vitamina E com abacate.
Certamente, estes são os cuidados que devemos adotar para termos uma pele sempre linda, hidratada, viçosa e cheia de vida, dando uma grande ajuda para fazermos as pazes com a chegada desta nova fase da vida: a menopausa.
Enfim, e você? Que cuidados costuma ter com sua pele? Compartilhe conosco abaixo e vamos nos ajudar a adotar este período de uma maneira mais leve e feliz. Convide suas amigas para falarmos sobre e deixar suas opiniões abaixo.
Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia