Beleza e Estilo

Nova fase, cabelos novos e… cabelos brancos!

Nova fase, cabelos novos e... cabelos brancos!

Em alguns aparecem mais tarde, em outros mais cedo, mas não tem como fugir, todos nós teremos cabelos brancos. Saiba o porquê disso e como tratá-los.

Os primeiros cabelos brancos surgem, normalmente, por volta dos 30 anos, em homens, e aos 35 em mulheres, ou até mais tarde, aos 50. Mas, por que isso acontece?

Tudo se inicia nos folículos capilares. Em nossa cabeça, temos aproximadamente 100 mil dessas cavidades, capazes de gerarem vários fios durante a vida inteira. E é na base desses folículos que se localiza a fábrica de produzir cabelos, onde as células trabalham para construir os coloridos.

Os queratinócitos (células epidérmicas) formam o cabelo de baixo para cima. Empilham-se uns sobre os outros e, finalmente, morrem e deixam para trás a queratina – proteína sem cor que confere textura e resistência ao cabelo. No momento em que os queratinócitos constroem os nossos fios de cabelo, os melanócitos ao lado, fabricam a melanina, um pigmento que vai até os queratinócitos, em pequenas partes, chamados melanossomos.

A melanina do cabelo apresenta-se em duas tonalidades – eumelanina (castanho escuro ou preto) e feomelanina (louro ou ruivo) – que, combinadas em diferentes proporções, criam grande variedade de cores para cabelos humanos. O cabelo que perdeu a maior parte da melanina se torna grisalho, e o que perdeu pigmento fica branco. 

Fases de crescimento do cabelo

Em qualquer fase da vida, de 80% a 90% dos cabelos estão numa fase ativa de crescimento, que pode durar de dois a sete anos. Ao final desse estágio, o folículo seca, os queratinócitos e melanócitos passam por morte celular programada (apoptose) e o folículo entra numa fase de repouso, durante na qual os fios caem. 

Para iniciar a produção de um novo fio de cabelo, o que podemos chamar de “fábrica”, localizada no folículo, precisa ser reconstruída. Queratinócitos e melanócitos novos acabam sendo recrutados, das também chamadas células-tronco, mas são as células progenitoras, localizadas na parte inferior do folículo. Por razões desconhecidas, as células-tronco dos queratinócitos têm longevidade muito superior às dos melanócitos, afirma David Fisher, professor de pediatria, da Harvard Medical School. “É esta diminuição gradual dos melanócitos e das células-tronco, que acabam desencadeando a perda do pigmento””, explica. E o resultado: cabelos brancos.

Mas, por que será que os cabelos não ficam totalmente brancos – sempre têm alguns tons de amarelado?

A resposta está na pesquisa de Marina Richena, do Instituto de Química (IQ), da Unicamp. O trabalho da pesquisadora comprovou que uma das principais causas é o calor excessivo e exposição a altas temperaturas. O mesmo ocorre com o uso de secadores e chapinhas.

A autora aponta que o cabelo branco não tem melanina na composição, que é o que o conferiria pigmentação. Mas mesmo assim sofre variações de cor. Uma delas torna-o amarelado. Ao comparar diferentes variações de cor com diversas faixas de radiação, a pesquisadora não conseguiu encontrar em nenhum deles, um cabelo totalmente branco. Sempre foi notado um pouco de pigmento amarelo.

Mas os testes ainda não são conclusivos. A pesquisadora continua a pesquisa porque sabe que ainda é possível alcançar muito mais resultados, pois não existem muitos estudos na área.

Enquanto isso, como tratar os seus cabelos brancos?

Em primeiro lugar, nada de arrancá-los quando começarem a aparecer. Essa atitude, com o tempo, levará ao enfraquecimento e poderá ocasionar alopecia por tração, ou seja, não nascerão mais cabelos na área arrancada. O melhor é adotar uma boa alimentação rica em proteínas como carne, frango e peixe, pois os aminoácidos possuem função estrutural, de manutenção e reparo dos tecidos. Nem todos os aminoácidos se encontram na fibra capilar, mas para ter cabelos bonitos, fortes e saudáveis, eles são fundamentais.

Alimentos alaranjados, como a cenoura e a abóbora, possuem betacaroteno que proporcionam vitalidade e crescimento do cabelo, e colaboram na manutenção dele e dos tecidos. Também por conterem antioxidantes, auxiliam no combate ao estresse oxidativo e morte do bulbo capilar que, além de provocar quedas, pode deixar os cabelos mais brancos.

Os cereais integrais também entram como fontes de zinco e complexo B. Eles auxiliam na multiplicação das células, que favorece o crescimento e fortalecimento de seus cabelos. O zinco é muito importante para que não haja o branqueamento e queda de cabelo acelerado.

Você ainda pode completar sua alimentação com feijão, gengibre, soja, oleaginosas e levedura de cerveja – ricas em ferro, vitaminas e anti-inflamatórias –, que lhe ajudarão a prevenir o aparecimento precoce dos cabelos brancos.

Cabelos brancos? Eu assumo!

Porém, se você decidiu assumir seus cabelos brancos, não abra mão dos xampus desamareladores. Eles deixam os cabelos com um branco mais puro. Puxam para o acinzentado e, muitas vezes, para o prateado. Mas cuidado com os que possuem, na composição, açaí. Ele pode deixar o seu cabelo com tonalidade roxa. Na dúvida, consulte seu cabeleireiro sempre.

Os cabelos grisalhos também possuem tendência ao ressecamento. Por isso, eles precisam de cuidados especiais. Isso ocorre pela falta de melanina, que os tornam naturalmente mais secos. Escolha produtos que tenham alto poder de hidratação para compensar essa perda. A hidratação semanal é uma excelente alternativa. Alterne entre máscaras de hidratação e de reconstrução.

Quem opta pelo cabelo tingido, tome alguns cuidados. Dê preferência às tinturas que são especiais para cabelos brancos, pois, por ter fixação diferente  com outro tipo de tintura, pode-se não obter o resultado desejado. Quem possui cabelos muito grisalhos, o mais indicado é a tintura, que oferece cobertura completa. O tonalizante tem capacidade de cobrir até 70% de seus cabelos.

Com todas essas dicas, agora, a decisão é sua. Nessa nova fase, deseja assumir os cabelos brancos como a atriz Meryl Streep, no filme “O Diabo Veste Prada” – que estava deslumbrante -, ou variar as cores e ser uma nova mulher a cada coloração?

Você e suas amigas, amigos, já estão com os cabelos brancos ou vendo os primeiros a aparecem agora? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe conosco suas experiências. Será gratificante contar com sua participação. Envie esta matéria para ajudarmos as pessoas que também estão entrando nesta fase dos cabelos brancos.

Sobre o Autor:

Artigos

Fique por dentro de nossas dicas para cuidar da saúde, manter-se ativo, encontrar novas amizades e descobrir novas possibilidades. Não importa se você está se aposentando, se ainda está trabalhando ou se está prestes a se aposentar, o seu lugar é aqui!
Postagens relacionadas
Beleza e Estilo

Dicas de Moda para Homens Maduros

Alguns homens gostam de ficar por dentro das tendências da moda, outros preferem estilos clássicos…
LEIA MAIS
Beleza e Estilo

Moda verão para a terceira idade em 2023

A moda verão para a terceira idade é uma combinação entre conforto, praticidade e estilo. As…
LEIA MAIS
Beleza e Estilo

Moda na terceira idade. Mudanças no vestuário nesta fase é necessário?

A moda na terceira idade é um assunto amplo, mas isso não quer dizer que você precisa mudar seus…
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *