Se você tem espaço em sua casa e coração para um novo pet, adotar um animal de estimação e não comprar um faz sentido por vários motivos.
Aqui estão apenas cinco deles:

- Você vai salvar uma vida. E estará ajudando a salvar outro animal abrindo espaço no abrigo.
- Você economizará dinheiro, porque a adoção custa menos do que comprar um animal de uma loja de animais ou criador.
- Ao adotar em vez de comprar um novo animal de estimação, você reduzirá a necessidade de estimular a criação comercial de filhotes e gatinhos. Todos os anos, milhares de animaizinhos saudáveis são mortos em abrigos, simplesmente porque não há um número de lares suficientes para todos eles.
- Se você adotar um animal de estimação jovem ou adulto, pode evitar muitos dos problemas domésticos associados ao treinamento em casa e à dentição. Cachorrinhos e gatinhos são fofos, mas exigem muita atenção, treino, paciência… e jornal!
- Um cão mais velho pode ser mais adequado do que um cachorrinho rebelde. Gatinhos são mais fáceis do que filhotes, mas você também pode querer considerar os benefícios de gatinhos adultos que passaram pelos estágios iniciais de filhotes.
Portanto, existem muitas boas razões para adotar seu próximo animal de estimação, mas provavelmente a melhor razão para adotar um cão ou gato é conhecer o seu novo melhor amigo.
Onde posso adotar um animal de estimação?
Você provavelmente já conhece vários abrigos e organizações de resgate perto de onde mora. Se não, aqui estão algumas sugestões:
Abrigos municipais de controle de animais ou associações humanitárias locais são um bom lugar para começar. Se você não souber onde fica, ligue para a polícia local e peça o nome e a localização de uma instalação ou organização em sua comunidade que lida com animais para adoção.
Muitas organizações de resgate de animais realizam dias regulares de adoção em lojas de animais. A maioria das lojas de suprimentos para animais de estimação maiores e mais experientes não vende cães e gatos. Em vez disso, eles trabalham com a comunidade humanitária para promover a adoção de animais de estimação. Verifique em sua região as lojas de animais ou ração mais próxima.
Para encontrar um grupo de resgate específico da raça, faça uma pesquisa na internet.
O que mais eu preciso saber para decidir entre adotar um animal de estimação e não comprar um?
Saúde: Se você já tem um cachorro ou gato em casa, antes de tudo, certifique-se de que seu novo animal de estimação tenha um atestado de saúde do seu veterinário antes de colocar seus outros animais em risco. Isso é especialmente importante se você estiver adotando de um abrigo municipal, onde os cuidados veterinários geralmente são mínimos.
A maioria das organizações privadas de resgate garantirá a saúde de seu novo animal de estimação e garantirá que o animal tenha sido testado para quaisquer doenças contagiosas, recebido as vacinas necessárias e esterilizado ou castrado antes de levá-lo para casa.

Castração/neutralização: Se o seu novo animal de estimação ainda não estiver protegido, certifique-se de agendar uma castração o mais rápido possível.
Animais de estimação para crianças
Crianças: Ter um novo animal de estimação em casa pode ser emocionante para a criança mais nova, mas não deixe que o entusiasmo deles se transforme em um pesadelo para você ou seu novo animal de estimação. Ser puxado de debaixo de uma cama por mãozinhas ansiosas ou ser derrubado por uma criança pode ser muito angustiante para a maioria dos animais, especialmente aqueles em ambientes desconhecidos. Sua única maneira é arranhar, agarrar ou correr. É injusto que dois terços dessas atitudes naturais possam mandá-los de volta ao abrigo. Ensine seu filho a respeitar os animais como outros companheiros. Se o novo animal de estimação não quiser brincar por um tempo, ensine seu filho a deixá-lo sozinho.
Comportamento: Embora seu novo animal de estimação possa ser a dama ou cavalheiro perfeito desde o início, é mais provável que demore um pouco para se acostumar com o novo ambiente e rotina. Seja paciente e otimista. Gritar ou bater em animais para corrigir comportamentos inaceitáveis só piorará as coisas. Se o seu novo gatinho quiser se esconder debaixo da cama por alguns dias até se sentir seguro, tudo bem. Desde que certifique-se de que ele tenha comida, água e uma caixa de areia.
Comportamentos como mastigar, cavar e ansiedade de separação são tão comuns em cães de bom pedigree de lojas de animais ou criadores quanto em cães de rua resgatados. Então, a maioria dos problemas comportamentais podem ser resolvidas com paciência e a aplicação consistente de algumas técnicas simples de treinamento.
Responda o questionário abaixo e analise se realmente você e sua família estão preparados para esse grande passo:

- Espaço: Primeiramente, você já analisou o local onde o animalzinho irá ficar para saber se possui espaço suficiente para mantê-lo em casa e de que ele tenha espaço para se mover livremente?
- Tempo: Assim também, animais de estimação requerem tempo e dedicação. Você terá tempo suficiente para cuidar do animal e reservar um tempo de lazer com ele?
- Recursos financeiros: Além disso, criar um animal de estimação pode ser caro, incluindo despesas com alimentação, saúde, treinamento e brinquedos. Já colocou este novo membro da família em sua planilha de custos fixos?
- Compatibilidade: Você já fez uma pesquisa sobre comportamento e personalidade do animal de estimação para saber se ela combina com sua personalidade e estilo de vida? Afinal, alguns animais são mais ativos do que outros e precisam de mais atividade física, por exemplo.
- Saúde: Verificou as condições de saúde do animal, se ele está saudável, para que você esteja preparado para cuidar de sua saúde a longo prazo?
- Expectativas: Já procurou entender as expectativas e necessidades do animal e se você está preparado para satisfazê-las?
- Estilo de vida: Considerou se o animal é adequado para o seu estilo de vida, por exemplo, se você viaja frequentemente ou se tem outros animais de estimação?
- Acomodações: Já verificou se a acomodação onde você vive é adequada para o animal, incluindo as leis e regulamentos locais relacionados a animais de estimação?
- Ajuda profissional: Já pensou em considerar a ajuda profissional de um treinador de cães, para sanar todas suas dúvidas sobre a adaptação do animal à sua casa e também caso precise de ajuda com comportamentos problemáticos?
Decisão tomada?
Se você já se decidiu pela adoção do seu animal de estimação, parabéns! Certamente é uma ajuda enorme que você está fazendo para todos os pets que vivem em situação de rua e também os que são vendidos, pois muito deles são maltratados para atenderem a expectativa dos clientes.
Enfim, conhece alguém que está querendo um animal de estimação para a família? Então, encaminhe esta matéria e vamos ajudar a conscientizar as pessoas da importância de adotá-los. Deixe seu comentário abaixo, caso tenha tido uma experiência do tipo e vamos ajudar a salvar nossos animais.