Isso é a mais pura verdade! A sua alimentação pode ajudar a manter o seu cérebro em forma, então confira alguns cuidados que contribuem para que isso aconteça, em nosso artigo abaixo:
Confira 15 hábitos alimentares que podem mantê-lo afiado:
- Snacks em amêndoas e açaí, uvas roxas, morango, ameixas ou uva passa em vez de uma barra de chocolate. Inegavelmente, você reduzirá o nível de açúcar no sangue, um lanche com esses dois alimento acelera o processo cognitivo. Assim sendo, os ômega 3 contido nas amêndoas e os antioxidantes na frutas vermelhas podem manter seu cérebro funcionando corretamente.
- Porém, você adora croutons na sua salada? Substitua pelas nozes, que apresentam um grande conjunto de antioxidantes como o omega 3 que melhoram o humor e inflamações que podem levar as células cerebrais a morte. Elas também substituem a melatonina perdida, o que é necessário para o funcionamento do cérebro saudável, restaurando as células saudáveis enquanto dormimos.
![](https://geracao50mais.com.br/wp-content/uploads/2023/01/Sua-alimentacao-pode-ajudar-a-manter-seu-cerebro-em-forma2-1.jpg)
Dicas de bebidas para manter seu cérebro em forma:
- Beba duas xícaras de chá diariamente de centelha asiática. Esta erva ayurvédica, usada há séculos na Índia, regula a dopamina. Essa é a substância química do cérebro que ajuda a proteger as células cerebrais dos radicais livres, aumenta a sensação de bem-estar, aumentando a memória e a capacidade de concentração.
- Experimente um chá novo. Tanto o Tulsi chá, feito de uma erva indiana, chamada holy basil ou manjericão sagrado, como o chá de ginseng, contêm ervas que ajudam a reduzir a produção de cortisol, o hormônio do estresse, o que pode dificultar a memória. As ervas também ajudam a manter-se alerta.
- Beba vinho tinto, mas cautelosamente. Até dois copos para mulheres e até três para os homens semanalmente, pois o vinho tinto contém poderosos antioxidantes que impedem a ação dos radicais livres nas células cerebrais.
Faça substituições inteligentes:
- Substitua os doces por uma salada de frutas que contenha peras, maçãs, laranjas e melão. A combinação impede o aumento de açúcar no sangue, o que impediria as células de funcionarem corretamente. Ela também fornece fibras e antioxidantes que ajudam a remover as placas de gordura que se acumulam nas artérias e os radicais livres.
- Substitua as batatas-fritas e os hambúrgueres por um lombo de porco magro com crosta de amendoim e brócolis. A carne de porco e amendoim são ricos em vitamina B1, um nutriente que reduz a inflamação que afeta as células cerebrais. O ácido fólico no brócolis contribui para o correto funcionamento das sinapses cerebrais.
- Às vezes, substitua o azeite de oliva de suas saladas por óleo de noz. Ele é rico em ômega 3, que reduz a inflamação do cérebro, um precursor de muitos problemas cognitivos. Assim sendo, ele também mantém o sangue, rico em oxigênio, fluindo mais facilmente, mantendo o seu cérebro em forma.
- Substitua o seu saleiro com uma alternativa livre de sódio. Nós todos sabemos que a hipertensão pode levar a problemas cardíacos, mas novas evidências sugerem que a diminuição do sal na dieta também pode melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro e diminuir a demência.
Acrescente mais essas dicas abaixo:
- Coma barra de cereais que contenham aveia com canela, no lanche da tarde. A aveia ajuda a remover as placas de gordura que se acumulam nas artérias cerebrais, enquanto a canela é bom para manter o açúcar no sangue sob controle – o que ajuda a melhorar o processo de neuro transmissão.
- Curry-se. O ingrediente ativo no curry indiano, contém resveratrol, o mesmo antioxidante poderoso que faz com que o vinho tinto contribua para a saúde do cérebro. Então, coma curry, uma vez por semana, ou polvilhe-a em saladas, para proteger as células cerebrais dos prejudiciais radicais livres.
- Ao mesmo tempo, abuse à vontade dos peixes. Não é só saudável para o corpo, como o ferro que contém nos peixes de viveiros, como a tilápia, estimula as capacidades cognitivas. Prefira os mais saudáveis para o coração e para a mente como o salmão e a sardinha.
Saboreie uma experiência sensorial. Aqueles que mantém boas lembranças, tiram proveito de todos os seus sentidos. Isso porque é um esforço de memorização do cérebro muito peculiar. Assim, com a cabeça voltada para a cozinha, de olhos fechados, sinta cheiros, sons, sabores e sensações. Exercite o cérebro.
GMI
A Saúde Bucal também contribuiu
- Cuide de seus dentes. Você sabia que o tártaro não danifica somente seus dentes? Isso mesmo, pois a placa bacteriana, ao atingir a corrente sanguinea, compromete a nutrição das células cerebrais. Portanto é preciso muita atenção na higiene bucal, não descuidando da escovação e sempre usando o fio dental.
Enfim, na hora de sua leitura, tente ler algumas partes, falando em voz alta. Isso treina muito o seu cérebro, para ter uma boa memória, além de ajudar a deixar o Alzheimer bem longe da nossa porta.
Gostou? Compartilhe com seus amigos e familiares que precisam de umas dicas como essa para manter o seu cérebro sempre afiado, treinado e livre para aprender sempre coisas novas.