Neste artigo, você vai conhecer todos os benefícios da atividade física para a melhor idade e tirar suas dúvidas sobre o que comer antes e depois do treino para que possa obter sempre os melhores resultados.
As pessoas enxergam o envelhecimento geralmente, como o período onde temos um declínio tanto mental como físico e as dificuldades que vem acompanhadas neste período, acabam assustando.
Aquelas doenças que ficam muitas vezes escondidas durante a adolescência, aparecem neste momento da vida, sendo um dos momentos mais delicados. É neste momento em que precisamos redobrar os cuidados.
Todos desejam chegar nesta fase da melhor idade, em sua plena forma, deixando as dores bem longe e fortalecendo cada dia mais a sua saúde.
A atividade física tem uma influência muito grande na prevenção e tratamento de diversas patologias que acompanham a terceira idade, além de fazer com que os idosos reduzam consideravelmente a ingestão de remédios.
Opinião do especialista
“Os exercícios são bons para qualquer idade, mas é imprescindível para a terceira idade”, diz o personal trainer Dori Vieira.

Na melhor idade, percebemos mudanças na estrutura óssea, articulações, massa muscular, entre outras e aliando a atividade física com uma boa alimentação, você irá alcançar a longevidade em plena forma.
A importância da alimentação na atividade física
Com o organismo sintetizando menos proteína nesta fase, o idoso precisa incluir em sua alimentação, uma maior porcentagem para que possa manter a formação e manutenção dos músculos.
A ideia é consumir pequenas refeições ao longo do dia, – podendo variar, conforme a atividade que irá praticar, consulte sempre um nutricionista – como os carboidratos, para que não falte energia na hora do seu treino, combinado com alguma proteína, além dos lipídeos que também não podem faltar em sua dieta.
Se você for tomar um café da manhã ou lanche antes do treino, o ideal é que ele seja consumido em média, meia hora antes do treino, se for uma grande refeição como almoço ou janta, o ideal seria 1 hora antes da atividade física.
Se você estiver com o tempo curto, deve optar por alimentos que forneçam energia rápido, como suco de uva integral, frutas frescas, são alguns exemplos.
Para após o treino, será o momento de recuperar o estoque de energia, a formação e a manutenção da massa muscular. Consuma castanhas, abacate, iogurte com frutas e aveia, sanduíches com proteína, sempre de forma moderada, pois também sabemos que a partir dos 55 anos, temos uma diminuição em nosso metabolismo. Mais um motivo para adotar a prática de atividade física, fazendo seu corpo voltar a acelerar.
Se você também não tiver tempo suficiente para se alimentar corretamente dentro de uma hora após a atividade física, não precisa se preocupar, pois é muito mais importante cumprir as metas de macro nutrientes como carboidratos, proteínas e lipídeos. Você pode experimentar uma maça, Whey Protein (proteína do soro do leite), etc.

Para uma refeição mais completa após o seu treino, você pode optar por:
- Salmão e batata doce
- Frutas e queijo cottage
- Arroz com atum
- Peito de frango, arroz integral e vegetais
- Ovos mexidos
E um dos pontos mais importantes na sua alimentação: água! Não esqueça nunca de se hidratar, pois a necessidade por água conforme a idade, vai aumentando e o idoso costuma não ter muita sede. Então, previna-se. Coloque seu celular para despertar de hora em hora, para que possa dar pequenos goles e manter-se hidratado durante todo o dia.
Bom treino! E aproveite para chamar suas amigas e amigos para treinarem com você. Compartilhe esta matéria e façam da atividade física, uma grande aliada da saúde.