A expectativa de chegar aos 50 anos, pode deixar muitas pessoas felizes e outras tristes. Será que isso se deve ao pré-conceito em relação ao envelhecimento. Vamos descobrir?
A chegada aos 50 anos deixa muitas pessoas ansiosas. Muitas pensam coisas como: estou ficando velha, minha vida está acabando, agora não tenho tempo para mais nada, o que tinha que fazer foi feito, agora não dá mais…
Para tudo! Isso poderia até passar pela cabeça das pessoas que viviam no máximo até os 50, 59 anos, lá pelos anos de 1950 a 1955. Os tempos são outros, a ciência avançou muito, as pessoas começaram a olhar para si mesmas e a se cuidarem mais.
Saiba que hoje em dia, a expectativa de vida gira em torno de 77 anos para quem nasceu em 2021, mas calma, isso não significa que quando completar 77 anos, a vida termina. É apenas uma expectativa que leva em consideração diversos fatores.
Agora, quem chegou em 2021 com 77 anos, será capaz de viver até os 88 anos de idade, ganhando aí mais uns 11 anos e 4 meses de vida, segundo os dados do IBGE. Enfim, o que se sabe é que estamos vivendo muito mais e não é a toa que acompanhamos diversos centenários espalhados pelo mundo.
Por que a chegada aos 50 anos assusta tanto?
![](https://geracao50mais.com.br/wp-content/uploads/2023/02/De-repente-50-anos2.jpg)
Porque se parar para refletir, verá que dos anos 50 para cá, passou-se apenas 73 anos e o pensamento de que 50 anos já era considerado uma pessoa “velha” vem sendo arrastada durante todos esses anos.
Entretanto, pare para refletir sobre esta situação:
- Você nasce e precisa começar a aprender tudo para poder virar um adulto capaz de viver sua própria vida, totalmente independente.
- Digamos que você estava mais maduro para vivenciar suas melhores experiências a partir dos 18 anos.
- Analisando acima, dos 18 anos até os 50 anos, você teve 31 anos para criar suas histórias, ir atrás de seus sonhos, viajar, se divertir, ir atrás de suas conquistas.
- De repente 50! O que você vai fazer? Como assim o que você vai fazer?
- Somente pelas expectativas de vida do IBGE, você terá mais 38 anos para viver, isso ainda dependendo da sua qualidade de vida, que poderá estender este prazo por muito mais tempo!
Novas experiências e muito mais histórias aos 50 anos
Percebeu? Parou para pensar em todas as suas histórias desde que completou 18 anos? E o que impede de você viver mais histórias e muito melhores agora, com mais 38 anos de vida pela frente?
Se analise… O que você deixou de gostar ou sentir conforme foi envelhecendo, com o que sentia na sua juventude?
- Olhar para aquele homem ou mulher linda que passa ao seu lado ou seu parceiro(a) de vida, como olhava antigamente, não mudou.
- A vontade de sair dançando ou pulando quando fica feliz, alegre com alguma coisa não deixou você.
- Sair com as amigas para tomar uns drinks, jogar conversa fora e até mesmo paquerar, essas ocasiões continuam permeando sua cabeça para acontecer.
- Viajar, conhecer novos lugares, conhecer novas pessoas, fazer novas amizades, continuam aí dentro.
E por que você deixaria tudo isso trancado aí dentro de você, se pode continuar fazendo tudo isso? E melhor ainda!
Sem peso, sem insegurança, sem medos
![](https://geracao50mais.com.br/wp-content/uploads/2023/02/De-repente-50-anos3.jpg)
Lembre-se que agora você não tem mais o peso das dúvidas de quando era adolescente, a insegurança, os medos… hoje você é uma pessoa mais madura, devido as experiências vividas, sabe o que quer para sua vida, não vai mais perder tempo com coisas bobas ou medos bobos, pois é totalmente segura para tomar suas melhores decisões.
E muitos que chegam a esta fase, já estão se aposentando ou tem um negócio ou uma renda que o sustente, não precisa mais ficar batalhando de porta em porta por um emprego. Está certo, algumas pessoas, devido as desigualdades de nosso país, ainda precisam fazer isso, infelizmente. Mas a sua experiência é muito maior do que quando era adolescente.
Podemos então dizer que a maior parte do que tivemos até agora, foram muitos aprendizados e experiência que farão o próximo estágio ser muito melhor! É só você querer, porque poder, você pode!
Ah, mas a minha saúde não é mais a mesma… É certo que seus hábitos na juventude, sejam eles bons ou ruins, irão refletir a partir de agora, mas até isso podemos mudar. Como dissemos no início desta matéria, a ciência e a tecnologia estão batendo à sua porta para ajudar.
E quer coisa melhor do que a atividade física?
Conforme o personal trainer e coach Dori Vieira, formado pela Universidade Bandeirante de São Paulo, nunca é tarde para começar!
“A atividade física traz diversos benefícios, não só para prevenção de doenças. Vai muito além da redução de riscos cardiovasculares e a capacidade funcional. Você irá observar os ganhos motores e neurológicos, trazendo grandes melhorias na qualidade de vida”, afirma Dori Vieira.
E melhor ainda! Dori Vieira esclarece que pesquisas já publicadas mostram que se exercitar regularmente, traz um aumento de até 5 anos na expectativa de vida. Quer mais? Veja abaixo outros benefícios da atividade física na sua vida:
- Fortalecimento do sistema imunológico
- Evita o enfraquecimento dos músculos – sarcopenia (redução da força e massa muscular).
- Fortalece os ossos, reduzindo a progressão e a incidência da osteoporose.
- Ajuda no funcionamento das articulações.
- Mais energia.
- Maior flexibilidade do seu corpo e coordenação motora.
![](https://geracao50mais.com.br/wp-content/uploads/2023/02/De-repente-50-anos4.jpg)
Autoestima nas alturas aos 50 anos
E não podemos esquecer que a autoestima vai nas alturas, com a conquista de um corpo saudável além dos aspectos emocionais como:
- Melhor interação social
- Estimula mais o seu humor
- Aumento na sensação de bem-estar
- Redução das tensões, depressão e ansiedade
- Melhora no relacionamento com o companheiro(a)
É neste momento que você precisa olhar para si mesma, se cuidar e se amar mais ainda! Muitos já estão com os filhos criados, aposentados, ou seja, é o momento ideal para começar a viver de verdade! Sem desculpas, sem amarras, sem vergonha!
Deixar o corpo e a mente envelhecer, só depende de você. Qual será sua decisão? Conte-nos abaixo e vamos juntos vencer este pré-conceito. Compartilhe com todos os seus amigos e amigas que precisam de um incentivo a mais para continuar criando novas histórias e colecionando mais alegrias por onde passar.