De câimbras até um embaçamento cerebral. Aprenda agora os sinais de que você pode estar demorando muito para beber água e os cuidados no verão com a desidratação.
A desidratação pode ocorrer em atletas de alta performance ou pessoas com distúrbios gastrointestinais. Mas é um risco muito real para todos os adultos com mais de 65 anos.
A sede diminui com a idade, então você pode não estar ciente da necessidade de líquidos do seu corpo. Nos dias quentes, você pode não sentir, mas está perdendo muito líquido e nos idosos, o mesmo grau de desidratação que normalmente desencadeia a resposta à sede, pode não ocorrer. O mecanismo da sede diminui drasticamente, especialmente após os 80 anos.”

Outros fatores também colocam os idosos em maior risco. A capacidade do corpo de reter água em seus vasos sanguíneos diminui com a idade, tornando mais fácil esgotar o fluido. Se você tem diabetes ou toma diuréticos, ambos podem causar perda de água.
Além disso, idosos com incontinência, podem reduzir deliberadamente a ingestão de líquidos ou tomar medicamentos para prevenir acidentes. Temos também os idosos com declínio cognitivo, que podem ficar desidratados por esquecerem de beber água.
Como a febre desempenha um papel importante no risco de desidratação
A desidratação pode ter sérias consequências se não for controlada, dizem os médicos. Pode causar confusão e fraqueza, ou fazer com que sua pressão arterial caia drasticamente, causando tonturas, quedas e fraturas. Ou você pode ter um choque, quando sua pressão arterial for tão baixa, que seu coração não consegue bombear sangue suficiente para o corpo.
Lembre-se: Água é vida e nosso corpo possui 60% de água e sua falta afeta diversos órgãos diferentes.
Se você ou um ente querido estiver doente, preste atenção especial à desidratação. Embora a maioria das pessoas saibam que diarreia e vômito podem causar perda de líquidos, podem não perceber que febre alta também é um fator de risco. Além disso, alguns medicamentos sedativos podem causar desidratação porque reduzem o desejo do corpo de beber água.
Então, como você pode saber se você ou alguém de quem você cuida, está desidratado? Conheça os sinais de desidratação.
Aqui estão os sinais e sintomas a serem observados:
1. Sede
Se você está com sede, provavelmente está um pouco desidratado, especialmente se tiver 65 anos ou mais. “A quantidade de desidratação que você precisa para sentir sede ocorre muito mais tarde do que quando você era mais jovem.
Mesmo que não sinta sede, os idosos devem beber água ao longo do dia. Procure tomar pelo menos 2 litros de água por dia ou mais, se você for fisicamente ativo. Sucos de frutas, bebidas esportivas, refrigerantes descafeinados e águas com sabor contam para a ingestão de líquidos. Você também pode aumentar sua ingestão com alimentos que contenham muita água, como sopas, melancia e pepino.
2. Sua Urina anda muito escura?
Quanto mais fluido em seu corpo, mais clara será sua urina. Se você estiver bem hidratado, sua urina deve ter quase a mesma cor da água da torneira.
Se a sua urina ficar amarela escura ou marrom, ou cheirar mais forte do que o normal, pode ser um sinal precoce de desidratação e você precisa beber mais água.
3. Tontura ou desmaio

Embora a tontura possa ser um sintoma de muitas condições diferentes, é um sinal clássico de desidratação. Quando você está desidratado, não há líquido suficiente nos vasos sanguíneos. Você se sente tonto porque não há tanto fluxo sanguíneo para o cérebro.
Assim sendo, é mais provável que você sinta tonturas quando se senta depois de se deitar ou se levanta depois de se sentar. Se o fluxo sanguíneo para o cérebro cair significativamente, você pode notar escuridão diante de seus olhos. Isso pode ser um sinal de que você está prestes a desmaiar de desidratação.
4. Cãibras ou fraqueza muscular
Outros sinais de desidratação é certa fraqueza muscular ou cãibras musculares severas. As cãibras podem ser causadas por desequilíbrios eletrolíticos e diminuição do fluxo sanguíneo para esses músculos.
As cãibras podem ocorrer durante o exercício ou como resultado de acordar no meio da noite com cãibras nos músculos da panturrilha.
5. Constipação ou micção menos frequente
A água ajuda a liberar as toxinas do corpo e mantém o sistema digestivo funcionando sem problemas. Se você estiver adequadamente hidratado, deve urinar a cada duas ou três horas e evacuar regularmente. Se você não vai ao banheiro com a frequência normal, isso pode indicar um problema.
6. Pele seca ou com falta de elasticidade como sinais de desidratação

Certamente, a desidratação pode fazer com que a pele fique seca e em que certas áreas, como sob os olhos, pareçam encovadas. Sua pele também ficará menos elástica do que o normal. Se você está cuidando de uma pessoa enferma, uma maneira de saber se ela está desidratada é beliscar ou pressionar suavemente a pele do braço.
7. Boca seca
A desidratação também reduz a produção de saliva. Se você suspeitar que alguém está desidratado, preste atenção no interior da boca, pois a língua tem que ter um aspecto brilhante. Em casos extremos de desidratação, poderá notar feridas na boca devido a falta de líquidos.
8. Fadiga, dor de cabeça ou confusão
O baixo fluxo sanguíneo da desidratação pode levar a dores de cabeça, cansaço e fraqueza. Ou você pode apenas estar se sentindo com menos pique do que o normal. Então, se você está cuidando de alguém que parece confuso, não descarte a desidratação. Muitas coisas podem causar confusão. Enfim, um bom copo de água pode causar milagres. Experimente!